terça-feira, 25 de janeiro de 2011

MODALIDADES DO SKATE

STREET SKATE
No skate de rua (street skate), os praticantes utilizam a arquitetura da cidade como, por exemplo, bancos, escadas e corrimãos (elementos do mobiliário urbano) como obstáculos para executar suas manobras e se expressar.
Em campeonatos dessa modalidade o skatista tem em média um minuto para se apresentar em uma área de competição que geralmente imita elementos da arquitetura das cidades.
O street skate de alto nível de dificuldade acontece principalmente nas ruas, sem envolver nenhuma competição. Esse tipo de skate pode ser visto em revistas e vídeos especializados.



FREESTLYLE
O Freestyle (estilo livre) é a segunda modalidade mais antiga do Skate com cerca de 40 anos.
Consiste em realizar manobras consecutivas, como uma coreografia acompanhada por música e sem colocar o pé no chão, em lugares planos como cerca de no mínimo 300 m2.
Até a metade década de 80 era uma das duas mais importantes modalidades no mundo e depois de 10 anos de hibernação, foi retomado seu desenvolvimento.
Atualmente no Brasil conta com cerca de 20 competidores profissionais e 60 competidores amadores.
É uma das modalidades mais baratas de organizar campeonatos pelo fato de não necessitar da construção de rampas.



VERTICAL
A modalidade vertical é praticada em uma pista com curvas (transições), com 3,40m ou mais de altura, três metros de raio e quarenta centímetros de verticalização, geralmente possuem extensões. A pista, que apresenta a forma de U, é chamado de half-pipe e pode ser feita de madeira ou concreto.



BOWL
Praticada em pistas com no mínimo 3,50 m de altura, podendo ser de concreto ou madeira, em formato de half-pipes (meio tubo e com formato parecendo um gigantesco U) ou bowls (bacia), havendo entre o coping (cano de ferro) e a parede em curva (transição) uma parede com vertical (90º com o chão, ou seja, reta) dando nome para a modalidade.



DOWNHILL SPEED
Descer a ladeira imprimindo o máximo de velocidade possível, no domínio da técnica do speed, temos: Foot break (frear com um dos pés mantendo o outro sobre o skate em qualquer velocidade, é uma norma de técnica e segurança), Air break (frear usando o corpo para reduzir a velocidade), Trabalho de vácuo (andar procurando se encaixar no vácuo do outro atleta e esperar o momento certo para ultrapassagem), Fazer curvas em alta velocidade (fazer as curvas em alta velocidade colocando uma das mãos na borda do skate a outra mão no chão deve-se usar luva com pads de poliuretano)




DOWNHILL SLIDE
Assim como o Downhill-speed, também é praticado em ladeiras, mas a intenção é descer dando slides (derrapadas ou cavalos de pau) com o skate, de diversas formas diferentes e estendendo as “deslizagens no asfalto” (manobras) o máximo possível, sem perder muito da velocidade.
O Downhill Slide teve seu auge no Brasil durante a década de 80 e nos dias de hoje o melhor skatista do mundo na modalidade é o brasileiro Sérgio "Yuppie" Marcelino.



SLALOM
Modalidade que utiliza um skate bem mais estreito e menor que os “tradicionais”.
Consiste em passar por vários cones alinhados fazendo zigue-zague, tentando ser o mais rápido sem derrubá-los.



FINGERBOARD
Conhecido internacionalmente como Fingerboard. Uma réplica doskate com 10 centímetros de comprimento. O Fingerboard foi inventado nos Estados Unidos no final dos anos 80, por skatistas da terra do Tio Sam.
É formato de shape, roda, truck, lixa e parafusos, skate miniatura do tamanho de um chaveiro, com todos os itens de um skate normal, capaz até de trocar rodas, shapes e trucks. 




FONTE: 
Federação Brasileira de Skate
http://www.cbsk.com.br/


















2 comentários:

  1. EU CURTI,MAS VC DEVERIA TER COLOCADO A FOTO COM OA CARAS DE MACACÃO NO DH SPEED E UMA FOTO DO SERGIO YUPI CONHECIDO MUNDIALMENTE NO DH SLIDE ONDE SE USA APENAS EQUIPAMENTOS E NÃO MACACÃO,E A CATEGORIA FREE STYLE É UMA QUE SEMPRE TENTEI PRATICAR E PERCEBI QUE ISTO É UM DOM MESMO,NÃO É PARA QUALAUER UM!
    BEIJÃO ANA,CONTINUE ASSIM!!SKATE NOS MANTEM VIVOS!
    IMAGINE AGORA QUE LARGUEI MEU CARRO!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana,

    Muito bom o post, ilustra bem as modalidades pra quem não as conhece muito bem.

    Abraço,
    Tiago Cardoso
    www.uponboard.com

    ResponderExcluir